O que oferecemos
Psicanálise/ psicoterapia individual
A psicanálise e a psicoterapia individual são espaços de escuta - para ser escutado e escutar-se.
A psicanálise visa as questões inconscientes da pessoa, operando sem que ela se dê conta do que realmente deseja, do que a satisfaz e a faz sofrer. Visa um possível atravessamento da fantasia em que a pessoa se organizou na relação com os outros, permitindo, pois, que se abra para outras possibilidades subjetivas ou que se aproprie do que se tornou o seu modo de ser no mundo.
Já a psicoterapia é um trabalho geralmente mais focado em questões pontuais (conflitos psíquicos, sintomas específicos, dificuldades relacionais, inquietações profissionais etc.) e engloba, muitas vezes, um trabalho de apoio (holding) e de fortalecimento do "eu" da pessoa pelo terapeuta, até que ela possa mergulhar mais profundamente no que a faz sofrer e no seu modo de ser.
Em ambos os casos, a abordagem adotada permite que a pessoa possa ter uma nova experiência daquilo que faz sofrer.
Supervisão clínica individual ou em grupo
O objetivo da supervisão é apoiar o(a) profissional da área "psi" (psicólogo(a), psicanalista, psicoterapeuta) na sua atuação clínica, reconhecendo os seus acertos e aumentando o seu grau de confiança, mas também oferecer outra escuta para os seus casos atendidos, apontando aspectos não notados, orientando o manejo clínico com cada paciente e também tirando dúvidas que tenha sobre sua prática.
As modalidades oferecidas deste trabalho incluem:
-
sessões individuais, agendadas sob demanda, sem necessariamente haver uma frequência pré-estabelecida. Vantagem - foco integral nos casos que a pessoa traz para discussão.
-
sessões em grupo com outros profissionais dividindo o mesmo horário e alternando quem apresenta os casos para discussão. Vantagem - possibilidade de aprender com a discussão de casos de colegas.
Cursos, workshops e palestras
Cursos, workshops e palestras para empresas, discutindo-se os indivíduos, os fenômenos sociais, os desafios e os dilemas da Era Digital, tais como as redes sociais e as novas formas de interação; as mudanças constantes da transformação digital e sua gestão; as patologias pós-modernas; a necessidade de adaptabilidade e de flexibilidade; os sintomas físicos e psíquicos relacionados ao contexto atual.
Os temas abordados incluem liderança, emoção e comportamento; saúde mental e segurança psicológica; gestão de pessoas (presencial e remota), relacionamentos interpessoais e conflitos; aprendizagem de adultos, comunicação; transformação digital e gestão da mudança; influência; carreira e desejo; cultura organizacional etc.
Também execução de projetos de diagnóstico de equipes nas empresas a fim de se desenharem ações de intervenção ou projetos de desenvolvimento.
Rodas de conversa em grupo sobre saúde mental
Encontros periódicos em grupo com funcionários de empresas para:
-
Possibilitar, num espaço coletivo de escuta e acolhimento, a expressão de sentimentos, angústias e sofrimentos.
-
Favorecer a empatia e a identificação com os outros que vivenciam situações e afetos similares.
-
Potencializar a ressignificação do contexto vivido, abrindo-se para novas possibilidades e, eventualmente, experimentando algum efeito terapêutico pela fala no grupo.
-
Potencializar estratégias de enfrentamento individuais e coletivas para o que se está vivendo, permitindo a possibilidade de menos sofrimento, quando existente, e de lidar melhor com as situações que o geram.
Algumas das empresas para as quais já realizamos algum projeto: